segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Tubo Aluminio e cobre refrigeração


Sabemos que o alumínio é um bom condutor térmico e que pode ser usado para instalação de ar condicionado. Porém existem algumas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens entre tubulação de cobre e alumínio para instalação de ar condicionado
Tivemos uma experiencia em instalar sete condicionadores de ar Split inverter com tubulação de alumínio já embutida em um apartamento.
Logo quando encontramos com o material novo (alumínio), pensamos em como fazer o prolongamento do tubo. Ao entrarmos em contato com um dos nossos fornecedores ficamos sabendo que é possivel fazer a solda dos tubos de alumínio utilizando uma vareta especial já com fluxo para alumínio.
Fizemos um teste e funcionou muito bem, não tivemos problemas para executar o serviço, a diferença é que deve-se pressurizar a linha para garantir que não existe vazamento nas soldas, porém se levarmos em conta esse procedimento também deve ser feito em linhas de cobre. Outra diferença em relação ao cobre e que o alumínio existe uma maior probabilidade de vazamento nas conexões flange, devido a parede dos tubos ser mais maleável, portanto na hora do aperto das porcas exige-se um torque menor em relação ao cobre. As conexões dever ser verificadas com pressão positiva de nitrogênio, aproximadamente 150 psi.
Depois de verificado todos os pontos de conexão a frio e a quente, pode ser feito o vácuo e liberado o gás refrigerante.
O tubo de cobre é mais robusto e tem menor chance de vazamento de fluido refrigerante, porém o tubo de alumínio se utilizado de maneira correta e procedimento correto também pode ser uma boa opção.